terça-feira, 29 de agosto de 2017


O CHAMADO DE GIDEÃO

         Gideão foi um grande líder, ele libertou o povo das mãos dos Midianitas belduínos que haviam se instalado na zona central da Palestina. Jz 6.1. Quando Deus o chamou ele estava batendo trigo na cavidade de um rochedo para pôr a salvo dos midianitas, que invadiam e roubavam tudo. Ele estava ali preocupado, certamente olhando para um lado e outro para ver se os midianitas não estavam chegando, quando de repente um anjo do Senhor apareceu: “ O Senhor é contigo, homem valente”. Gideão estava ali  escondendo o seu trigo e o Senhor o chamava de homem valente, isto foi uma injeção de ânimo muito grande. Deus escolhera Gideão para essa tarefa, Deus sabia que ele era valente apesar das circunstancias. O anjo falou que Deus era com ele; o anjo do Senhor era o próprio Deus que se manifestava e fazia sentir a sua presença de maneira sensível e concreta Ex3.2. Gideão já havia presenciado tantos ataques, já tinha até perdido as esperanças “Ai Senhor meu! Se  o Senhor é conosco porque nos sobreveio tudo isto”? Pode-se pensar que ele já estava duvidando do seu chamado, começou a botar pretexto para não aceitar a missão que Deus o convocara, ele achava muito difícil este trabalho, não se achou capaz para realizar esta tarefa, ele se achava fraco, nota-se que olhou para o tamanho da sua luta.
É comum  Deus chamar alguém para realizar um determinado trabalho e este alguém duvidar de sua capacidade humana para realizar esse trabalho, esquecendo-se portanto que Deus não se guia pelos critérios humanos e escolhe aqueles que são considerados fracos pelo mundo para a realização dos seus desígnios.“... Visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas deste mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, e aquelas que não são para reduzir a nada aquelas que são; a fim que ninguém se glorie na presença de Deus.” 1Cor.1.26,27,28,29.
         Gideão até murmurou de Deus “ Aonde estão os milagres que nossos pais nos contaram que Deus fez quando os tirou do Egito? Agora Deus nos virou as costas e nos entregou nas mãos dos Midianitas” Mas o Senhor que nos conhece, e sabe das nossas fraquezas respondeu amavelmente “Não temas! Vai corajosamente ajudar o teu povo, salva-os das mãos dos midianitas, porventura não te mandei Eu?”  Não penses que estás sozinho na luta Eu estarei contigo” Mas Gideão era um homem humilde teve medo “Sinto-me fraco, se estás verdadeiramente comigo mande-me um sinal,” então Deus lhe mandou um sinal e assim Gideão teve a certeza que era Deus que o estava enviando.
         Depois disto, o Senhor indicou a Gideão o que ele deveria fazer:
         Primeiro passo: Tirar do meio do povo a idolatria  - Após um período de fidelidade ao Senhor Israel se apartou dos mandamentos, fazendo o que era mau ao Senhor.Jz.4,1.13.1.apartaram-se do Senhor indo após outros deuses das gentes que estavam ao redor deles. Israel não conseguia entender que a desobediência lhes trazia muitos males e desgraças, e para Deus poder lhes abençõar era necessário tirar do meio deles a idolatria.
         Quando um homem se converte deve deixar a idolatria, o mundanismo, os interesses escusos e interesses materiais. Jeová quer um arrependimento sincero, quer uma mudança radical de comportamento. Ele não escolheu anjos, nem serafins para a sua obra, mas nos escolheu. Te escolheu. Os problemas materiais nos afastam da rota, do caminho sem nós percebermos.
         Deus deixara claro porque estava acontecendo tudo aquilo com o povo de Israel lhes lembrou das advertências, caso adorassem outros deuses, mas Israel não lhe deu ouvidos, introduzindo a idolatria no meio do povo; por causa disso estavam sofrendo as conseqüências .
         Gideão saiu com seus  criados e derrubou o altar de Baal à noite, pois temeu represálias. Quando os homens da cidade chegaram o altar estava derribado, não puderam contender com ele porque Deus era com ele. Joás, sabiamente falou: “ Se Baal é deus mesmo, ele mesmo castigará quem derribou o seu altar ”; Vendo o povo que nada acontecia com Gideão voltaram-se para o verdadeiro Deus.
         O homem natural tem tendências às idolatrias: O pastor convoca o povo para jejuar não podem por causa da “santa” comida; Idolatram o profeta fulano de tal, esquecendo-se que é Deus que usa e abençoa o homem e se você o buscar Ele te abençoa também.
         Segundo Passo: Tirar os covardes e medrosos- Deus não nos deu espírito de covardia, Deus não se agradava de medrosos, pois poderiam colocar todo o povo a fraquejar e os combatentes precisavam de ânimo, precisavam de muita fé e Gideão tinha que lutar com um número reduzido de homens pois Deus queria operar no meio deles e Deus não divide sua Glória com ninguém.  Se todos os trinta e dois mil homens que se reuniram lutassem e chegassem a derrotar os midianitas poderiam acreditar que foi pelos seus méritos e não creriam no poder de Deus.
O medo tortura a maioria dos homens, Jesus em seu sermão profético falou:“ Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo” Lc 21.26.
Se observarmos os acontecimentos no mundo, guerras e rumores de guerras podemos ver que tudo o que Jesus falou no seu discurso profético já está acontecendo. A oração é uma porta aberta para afastar os temores do mal, Quanto mais invocarmos o nosso Deus, mais depressa  nos atenderá e nos dará vitórias sobre os nossos medos.
Quando Jesus apareceu aos discípulos após a sua ressurreição, os discípulos tiveram medo, ficaram atemorizados pensando  tratarse de um fantasma, mas Jesus lhes mostrou suas mãos e seus pés com as marcas das feridas Lc 24:37
 Os discípulos por causa da perseguição aos cristãos andavam encerrados, eles andavam amedrontados. Eles andaram com Cristo, presenciaram muitos milagres, porém tiveram medo.
Por causa da resistência humana, o medo fecha as entradas da ação de Deus na vida do homem, Os discípulos não conseguiram crer, no que Jesus, antes de ser crucificado havia lhe dito que ressuscitaria ao terceiro dia, o medo os comprimia. Do lado de fora havia uma população cega espiritualmente, pois acreditaram quando os guardas anunciaram que o corpo de Jesus tinha sido roubado. Eles viviam sobre a mensagem dos guardas e nada pior na vida  do que quando o diabo usa o próprio crente para nos enfraquecer em nossos sentimentos.
Imagine aqueles soldados, guardiões da segurança da cidade, com as bolsas cheia de dinheiro da corrupção, batendo de porta em porta, falando que o corpo tinha sido roubado, os discípulos certamente acreditariam, afinal de contas eles eram guardas.
         Deus não quer que esteja preocupado com o amanhã, nem com a fofoca dos outros, mas com a sua estrutura espiritual, Ele se preocupa com você, com o seu café da manhâ, com a sua janta! Não temas, crê somente!
         Terceiro passo: Convocar somente os que estão preparados, vigiando sempre. Deus escolheu somente os homens que sabiam manter-se prontos para a batalha, somente trezentos homens passaram na prova de Deus. Dos trinta e dois mil homens, sobraram dez mil homens, destes dez mil homens somente trezentos manteram-se vigilantes.Jz7.6.
Gideão venceu os medianitas com as armas de Deus, ele fez como Davi, no Nome do Senhor dos Exércitos.
         Quando o homem escolhido por Deus para fazer um determinado trabalho, colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, a obra prospera ; ele precisa se preparar espiritualmente e ser um conhecedor da Palavra de Deus para saber dar as respostas necessárias . Deus usa conforme a sua capacidade, não devemos esquecer que Deus nos capacita quando deixamos Deus operar nas nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário